sexta-feira, 20 de junho de 2008

PATRIMÔNIO HUMANO










Fotos: Ipê: Antonieta de Sant´Ana
Índios Xavante: Izabel Teixeira Campos
As vezes é difícil entender como é possível uma pessoa zelar muito bem do seu carro, de sua casa, ou seja de seus bens os quais adquiriu com o suor de seu rosto e outroso com o suor do rosto da mão de obra escrava. Então eu fico me perguntando. Por que é tão difícil para estas mesmas pessoas cuidarem de um pedacinho de mata, as vezes dentro do seu próprio canteiro de casa? Por que estas pessoas têm sempre que está tocando fogo, é em algumas folhas no quintal, num pouquinho de coisas que chamam de "lixo", pois afinal de contas é produto orgânico? Estou falando tudo isso para chegar num assunto de primeira hora a AMAZÔNIA, a nossa GRANDE MÃE! Oh meu Deus! Gostaria de gritar mesmo para todos ouvirem e compreenderem inclusive quem faz leis. Multar um dono de fazenda na Amazônia ou em outro lugar, não adianta! Ele paga a multa, passa uns dias fora e depois recomeça a matança da floresta novamente. Essa história é antiga, tanto quanto o trabalho escravo! Precisamos de leis fortes e que sejam aplicadas de verdade.
Gostaria tanto que os animais da floresta se revoltassem e cobrassem esta dívida. Os índios! Ah! os índios ao se revoltarem, a sociedade hipócrita acha uma selvageria. Ouço as pessoas dizerem " índios, o que eles querem com terra?" Outro dia ouvindo um comentário desse eu perguntei à pessoa que o fazia - pois bem, se invadissem sua casa aqui agora, qual seria sua reação? ficaria ai quieto? a pessoa me olhou e ficou calada.





Nenhum comentário: